top of page

Uma boa vizinhança

Idália e amigas na rua 810 - Conjunt Ceará

As Unidades de Vizinhança, UV, surgem como forma de conectar a comunidade e as cidades que as usufruem. Idealizadas pelo arquiteto e urbanista americano Clarence Perry, em 1920, o modelo foi desenhado para uma cidade que prioriza o pedestre. O intuito do arquiteto era fazer com que áreas residências fossem autônomas, abrigando assim, todas necessidades e comodidades dos moradores. Perry acreditava que os equipamentos urbanos deveriam estar próximos às residências.


É nesta proposta que o Conjunto Ceará é projetado, no projeto intitulado “Projeto Ceará”. O bairro conta com doze Unidades de Vizinhança (UVs), com escolas no centro de cada unidade. Nas UVs, também há dois espaços, de 400 m² cada, destinados para Convívio Social, chamados de Centrinhos e Espaço comercial.

As unidades também deveriam contar com um prédio para Posto de Saúde, outro para Delegacia de Polícia, além de um conjunto destinado para Central de Abastecimento de Alimentos, Centro Comunitário e uma Unidade de Profissionalização. A numeração das ruas era dita em relação a UV que ela estava alocada, ruas próximas ao UV1, iriam iniciar com o número um, contendo apenas três dígitos.

 

Plínio Leitão Neto é diretor do Prodecom e comenta em seu estudo que, mesmo não havendo alcançado tudo que o projeto almejou, o Conjunto Ceará é uma das experiências habitacionais mais populares no Estado do Ceará. Mesmo com a falta de medidas que não foram alcançadas, é importante lembrar que houve uma distribuição lógica de equipamentos e serviços do bairro, além do fornecimento de um sistema de proteção à criança e ao idoso.

"Muitos doutores, professores, até mesmo do resto da cidade de Fortaleza, passaram pelo UV8, no Conjunto Ceará" Inez Ferreira

Inez é professora da rede municipal de Fortaleza, morou na terceira etapa do bairro desde o dia 10 de agosto de 1979. Foi uma das primeiras residentes da etapa e uma das primeiras funcionárias da Escola de Ensino Médio José Maria Campos de Oliveira, também conhecida como UV8. Ela foi de agente administrativo à direção da escola, sendo professora de muitos moradores do bairro. Naquela época, o UV8 era uma das poucas escolas de nível médio da região. “Era a única escola de ensino médio. Tivemos época que tivemos mais de 3 mil alunos nos três turnos da escola.” ela comenta “Muitos doutores, professores, até mesmo do resto da cidade de Fortaleza, passaram pelo UV8, do Conjunto Ceará”,

A proximidade das ruas, avenidas e casas nas UVs faziam com que seus moradores levassem uma vida de moradores de cidades menores. “O bairro era formado por muitos estudantes universitários, pessoas de diversos interiores e jovens casais. Tinha tudo dentro do bairro, escola, posto de saúde, a única coisa que faltava [nos primeiros anos de bairro] era mais acesso ao centro”, conta Inez.

 

"A única coisa que faltava [nos primeiros anos de bairro] era mais acesso ao centro" Inez Ferreira

Para chegarem ao Centro de Fortaleza, os moradores do bairro deveriam ir caminhando até a praça principal da Granja Portugal, a distância variava entre dois e três quilômetros. O trajeto era ainda mais complicado no começo, porque não havia boas estradas para locomoção.

 

Mesmo com adversidades, o bairro conseguia manter uma estrutura de comunidade. O vereador e historiador, Evaldo Lima, comenta uma das maiores riquezas afetivas do bairro é o conceito de Unidade de Vizinhança, trazendo o costume “de pessoas nas calçadas, dessa tradição interiorana, na verdade é uma tradição boa de se viver. É o conceito de cidade pras pessoas. Isso é muito importante.”

Escola Pro. José Maria Campos de Oliveira (UV8)

Confira todas as escolas das Unidades de Vizinhança

No Conjunto Ceará é possível encontrar estabelecimentos essenciais para a construção de uma cidade. A ex-moradora Inez Ferreira comenta “ninguém podia reclamar [do bairro], porque tinha escola pra todo mundo, tinha posto de saúde, em seguida foi chegando bancos, os hospitais.”

Os serviços foram acompanhando o crescimento populacional, adequaram-se a tecnologia e tornaram-se diversificados. Confira abaixo alguns destes serviços de utilidade pública.

bottom of page