top of page

Casas engraçadas

Casa 181, rua 819 - Conjunto Ceará

A Companhia de Habitação, COHAB, construiu 8105 casas em cinco modelos no início da história do Conjunto Ceará, sendo elas casa A, B, C, D e E. Os primeiros habitantes do bairro foram sorteados pela COHAB e, dependendo da renda familiar, ficariam alocados em algumas das residências, com quantidade de compartimentos diferentes.

Segundo o Prodecom, em 1988, 61% das residências haviam sido ampliadas, em 1998, o número subiu para 79% e em 2008 para 88%. As casas eram semelhantes A Casa de Vinícius de Morais.

A professora Inez Ferreira comenta, “quando papai chegou aqui em Fortaleza, em 1979, fomos logo para o Conjunto Ceará. Fomos sorteados [pela COHAB] com a Casa A. Éramos onze filhos, papai e mamãe, nossa casa tinha apenas uma sala, uma cozinha e um banheiro.”ela continua “Meu pai resolveu ampliar, e em um ano construiu dois quartos, nos anos 1990, eu construí mais um. Eu acredito que todo mundo reformulou suas casas, alguns construíram prédios, outros casas mais espaçosas.”

evolução por moradia.png

Fonte: Prodecom

As casas eram medianas, seguiam um padrão de apenas uma sala, uma cozinha e um banheiro. Também tinham o outros dois tipos de casas, “uma com dois quartos, a sala cozinha e banheiro. E tinha outro tipo que era três quartos a sala, cozinha, um banheiro e tinha uma área, uma varandinha na frente”, comenta Inez. 

Estas residências tiveram evoluções ao longo dos anos. Em 2008, segundo o Prodecom, só havia cerca de 42% das famílias originais morando no Conjunto Ceará. No entanto, 88% das moradias haviam sido ampliadas 

bottom of page