top of page

Cultura é para todos

O bairro é marcado por eventos sazonais como festas juninas, réveillons, pré-carnavais, paixão de Cristo e as comemorações de seus aniversários. O principal ponto de encontro destas festividades é o Pólo de Lazer Luiz Gonzaga, localizado na Avenida Ministro Albuquerque Lima, mais conhecida por “Avenida Central”. O  Pólo de Lazer, além de sempre receber os principais eventos festivos do bairro, ao longo do ano todo, é local de encontro de jovens e famílias. A Avenida Central percorre mais de uma etapa no bairro, e é nela que há uma grande frequência de restaurantes, bares, lanchonetes, etc.

A esteticista Nathália Sousa, 19, é uma moradora que frequenta bastante pontos de encontro e eventos no bairro. “Quando tem paredão [carros aparelhados com som alto], a gente se encontra na Areninha do Conjunto Ceará. Também tem a pracinha da Caixa [Econômica]. É bom e não é (os encontros). O lado ruim é a falta de segurança”, comenta. As areninhas são campos de futebol estruturados pela Prefeitura de Fortaleza, e ficam localizadas em bairros com alto índice de vulnerabilidade social, e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além de ser um local para a prática de atividades físicas, também é um espaço de convivência e lazer. A areninha do Conjunto Ceará é localizado na Avenida Alanis Maria Laurindo de Oliveira (conhecida popularmente por moradores como, Avenida B), e durante a noite recebe jovens que se reúnem para interagir e se divertir.

Areninha Conjunto Ceará.

O Conjunto Ceará tem festividades bastante conhecidas, como a paixão de cristo, carnaval, aniversário do bairro e o período junino. Estas festividades surgem logo no começo do bairro, “era longe do aparelhamento de festas que aconteciam na cidade e naquela época, não tinha Uber (aplicativo de mobilidade privada) e tínhamos que organizar nossas próprias festas.” Plínio comenta, e ressalta que essa necessidade não surgiu só em cultura, mas também em outros serviços do bairro. Nathália e os seus amigos também costumam aguardar pelos eventos de Carnaval, Festa Junina e Réveillon, pois são as festas de maior movimento.

 

Plínio também o produtor do Espetáculo Cênico; Caminhos do Gólgota - A Paixão de Cristo do Conjunto Ceará desde 1984, que em 2019, o espetáculo completou 35 anos. A peça ocorre no Pólo de Lazer do bairro e possui cerca de 100 atores na peça, sendo principais e figurantes.

O antigo conjunto habitacional também conta, desde os seus primeiros anos, com o  festival junino. Nesta festa é reunido equipes de quadrilha de vários bairros, e até mesmo de cidades do interior. A festa teve início com a mobilização da população no começo dos anos de 1980. Segundo Plínio Leitão, as assistentes sociais da COHAB, responsáveis pelo projeto de integração entre os moradores, começaram a fazer pequenos eventos, dentre eles a festa de São João. O bairro tem muito da cultura interiorana através de seus residentes. “Era um momento lúdico em que foi agregado os valores interioranos da maioria dos moradores, porque muitos vieram do interior, então tinha junto de si um conteúdo da cultura interiorana. Então, o mais pujante evento do bairro foram as festas juninas”, conta Plínio.

A tradição dos festejos juninos continuaram e foram crescendo com a participação intensa de moradores à frente da organização. Várias equipes de quadrilha apresentam-se para numerosos espectadores dos mais diversos bairros da capital cearense todos os anos, e a festa de sempre tem destaque na mídia.  

O Conjunto Ceará também conhecido por suas batalhas de Hip Hop que reverberam até hoje. Em 1991, grupos de Hip Hop e militantes do movimento estudantil, começaram a utilizar o espaço do bairro para encontros, reuniões e eventos. O movimento foi nomeado de Movimento Hip Hop Organizado do Ceará (MH2O), era organizado por membros do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio, Profº José Maria Campos de Oliveira (UV8) e grupos culturais como a crew Strayking gangue the break do Conjunto Ceará. Geovane dos Santos foi o primeiro presidente do Grêmio e ajudou a trilhar, “no começo foi difícil termos uma relação amistosa, mas depois conseguimos ter uma relação melhor” comenta.

Outra opção cultural para os moradores do bairro é a Biblioteca Pública Herbênia Gurgel, inaugurada em 2017 pela Prefeitura de Fortaleza. Foi a primeira biblioteca pública infantil da cidade, e dispõe de computadores com acesso livre, brinquedoteca, além de um parque infantil no jardim. “O Monteiro Lobato dizia que o sonho dele era escrever um livro onde as crianças morassem dentro. O que eu queria muito era que as crianças do Conjunto Ceará ocupassem. Isso já está acontecendo. A biblioteca Herbênia Gurgel é um caso de sucesso, de organização, e de como a cultura pode ter um espaço realmente estratégico na formação da identidade de um local”, relata o vereador Evaldo Lima, que estava à frente da Secretaria de Cultura de Fortaleza na época da inauguração do espaço.

bottom of page